Atualmente, são produzidas aproximadamente 500 bilhões de sacolas de plástico filme no mundo a cada mês, sendo que cerca de 1 bilhão delas são distribuídas em lojas e supermercados brasileiros, gerando aproximadamente 210 mil toneladas de lixo, 10% do resíduo recolhido no país. "O planeta corre riscos e precisamos de ações efetivas para diminuir a quantidade de resíduos que despejamos na natureza. Se cada um fizer sua parte teremos um futuro bem melhor".

As sacolas de plástico usadas atualmente são confeccionadas com plástico filme que demora aproximadamente 300 anos para concluir sua decomposição.

Iniciamos a procura de alguma tecnologia emergencial existente no mercado nacional para degradação do plástico. Encontramos várias, desde a tecnologia biodegradável até a oxi-biodegradável.

Pesquisando, descobrimos que a tecnologia biodegradável necessita de ambiente biologicamente ativo, ou seja, precisa de muitas bactérias para poder consumir este plástico, e isso não se encontra nos plásticos presos às raízes ou galhos de árvores, nas beiras de córregos, nas ruas e estradas, só é encontrado nos lixões ou aterros sanitários.

Por esta razão, optamos pela tecnologia oxi-biodegradável, que sempre se degrada, em qualquer condição, pois primeiro se oxida e após este processo, é consumida pelos microorganismos.

Descobrimos que os plásticos BIODEGRADÁVEIS, em sua degradação, emitem gás metano, que é 21 vezes mais prejudicial ao planeta do que o carbono que é emitido pelo plástico oxi-biodegradável.

POR QUE PLÁSTICO OXI-BIODEGRADÁVEL?

  • O plástico oxi-biodegradável tem o preço bem próximo do plástico convencional, é menos poluente, não contém metais pesados e se degrada em qualquer situação.
  • O plástico oxi-biodegradável é reciclável, devendo ter este destino quando coletado, assim como o plástico convencional.
  • O plástico oxi-biodegradável não contamina os processos de reciclagem, nem precisa de coleta separada como é o caso do plástico biodegradável.
  • O plástico oxi-biodegradável pode ser feito de material reciclado.
  • O Plástico oxi-biodegradável decompõe-se em aproximadamente 2 anos, período bem menor comparado aos 300 anos do plástico filme.